data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Na semana marcada pelos festejos farroupilhas, gaúchos e gaúchas do coração do Rio Grande têm um local em comum para cultuar as tradições, assar uma carne e, claro, confraternizar. Pelo 4º ano consecutivo, o Piquete Junção dos Cascos organiza, na Estância do Minuano, um acampamento farroupilha.
Segundo o empresário Rogério Homercher, 43 anos, organizador do evento, cerca de 400 pessoas de oito piquetes participam das festividades neste ano:
- O acampamento é para chamar os amigos para cada vez nos unirmos mais. Fortalecer os laços de amizade é muito importante. Queremos que mais pessoas venham aqui conhecer o acampamento.
Projeto Narrativas em Movimento e mais 18 opções para curtir a quinta em Santa Maria
Na tarde ensolarada de ontem, sentados ao redor de uma mesa e se preparando para a próxima partida de truco, os amigos do Piquete Curva de Rio explicaram que a preparação para o acampamento é feita com antecedência. Tem até faca customizada com o nome do piquete.
- Temos faca, camisa, isqueiro, tudo. Estamos no nosso terceiro ano seguido - conta o empresário João Lucas Feltrin, 28.
E tem gente que até tira férias para poder passar uma semana inteira dedicada à tradição.
- Sempre tiro nessa época do ano. É o ápice da tradição, não tem coisa igual - relata o militar Hugo Martins, 22 anos.
O desfile do Dia do Gaúcho ocorrerá amanhã, às 8h, na Avenida Medianeira.